Palestrantes Smart Cities Park 2024
Clique nos nomes para conhecer os palestrantes da edição deste ano do Smart Cities Park:
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Desde Abril de 2007 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Tem experiência em Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal. Desenvolve e lidera projetos de PD&I nessas áreas, em especial em seleção e avaliação clonal de uva vinífera para produção de vinhos finos e espumantes. Atualmente é o Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho.
Adriano Canabarro Teixeira atualmente é Secretário de Educação do Município de Passo Fundo/RS e coordenador do grupo de Coordenação da Cidade Educadora de Passo Fundo. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e pós-doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Já realizou conferências TEDx e Campus Party Brasil.
Alex Sandre Pinheiro Severo, natural de Porto Alegre, é Coronel da Brigada Militar e atualmente exerce o cargo de Diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado na Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Também atua como Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na mesma secretaria, coordenando iniciativas estratégicas nessa área.
Formado em Ciências Militares, é especialista em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, além de possuir qualificações em Segurança da Informação e Forense Computacional. Ao longo de seus 34 anos de serviço na Brigada Militar, acumulou 23 anos de experiência dedicados ao estudo e desenvolvimento de projetos na área de TIC voltados à Segurança Pública no estado do Rio Grande do Sul.
Bel. em Administração pela UNIJUI
Especialista em Gestão Pública pela UFRGS
Secretário Municipal de Administração 2017-2024
Formado em Eng. Mecatrônica pela USP e Direito pelo IESB/DF. Auditor-Federal de Controle Externo/TCU, atualmente Assessor de Ministro no TCU. Trabalha em processos de políticas públicas de inovação e universidades públicas federais. Autor do livro “Jornada de Compras Públicas de Inovação” e da trilha de aprendizado “Compras Públicas de Inovação”. Avaliador de artigos para a Revista do TCU na área de inovação. Autor de artigos para o site JOTA e plataforma de Compras Públicas de Inovação (CPIN). Participante do Programa Mobiliza DF (soluções inovadoras para o Distrito Federal) e do Programa de Imersão no Reino Unido (ecossistema de inovação do Reino Unido).
Ministro do Tribunal de Contas da União
João Augusto Ribeiro Nardes GORB é administrador, desenvolvimentista e político brasileiro, atual ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Pelo Rio Grande do Sul foi deputado federal durante três mandatos e deputado estadual por dois mandatos, além de vereador de Santo Ângelo.
Augusto Nardes é graduado em administração de empresas pela Fundames (atual Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), em Santo Ângelo, pós-graduado em política do desenvolvimento e mestre em estudos de desenvolvimento, pelo Institut Université d’Études, em Genebra, na Suíça.
João Augusto Ribeiro Nardes GORB é administrador, desenvolvimentista e político brasileiro, atual ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Pelo Rio Grande do Sul foi deputado federal durante três mandatos e deputado estadual por dois mandatos, além de vereador de Santo Ângelo.
Augusto Nardes é graduado em administração de empresas pela Fundames (atual Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), em Santo Ângelo, pós-graduado em política do desenvolvimento e mestre em estudos de desenvolvimento, pelo Institut Université d’Études, em Genebra, na Suíça.
Conselheiro Científico do IGTECH e Diretor de Tecnologia e Inovação do IBRF
É Professor do Instituto de Geociências da UFMG. Possui mestrado em Análise Ambiental e doutorado em Planejamento Territorial pela UFMG. É Líder no CNPq do Grupo de Pesquisa de Longa Duração em Cidades Inteligentes. Possui sólida experiência em coordenação de Planos Diretores Municipais, Cadastro Territorial Multifinalitário, Planos de Mobilidade e Planos Estratégicos de Cidades Inteligentes.
Foi membro do Conselho Consultivo da FNP, é conselheiro científico do IGTECH e Diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária - IBRF.
É Professor do Instituto de Geociências da UFMG. Possui mestrado em Análise Ambiental e doutorado em Planejamento Territorial pela UFMG. É Líder no CNPq do Grupo de Pesquisa de Longa Duração em Cidades Inteligentes. Possui sólida experiência em coordenação de Planos Diretores Municipais, Cadastro Territorial Multifinalitário, Planos de Mobilidade e Planos Estratégicos de Cidades Inteligentes.
Foi membro do Conselho Consultivo da FNP, é conselheiro científico do IGTECH e Diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária - IBRF.
Bruno Monteiro Filho é graduado em Economia pelo Insper, com extensão da Universidade da Pensilvânia e passagens acadêmicas na London School of Economics. Ele é o responsável da Monteiro e Monteiro Advogados Associados pelo contencioso judicial ligado às verbas do SUS.
Dr. Bruno Monteiro é graduado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e possui mais de 35 anos de experiência em direito contencioso municipalista. É advogado de 17 associações municipais de grande porte (AMUPE, APM, AGM, APRECE, ASSOMASUL, AAM, UPB, APRECE, FAMEP etc) e sócio-fundador do escritório Monteiro e Monteiro Advogados Associados.
Caio Steglich atua a 15 anos com tecnologia, é mestre em Ciência da Computação, Especialista em Jogos Digitais e em Gestão e Tutoria, sendo Bacharel em Sistemas de Informação. Atualmente Caio é Gerente de Inovação na Hyti, lidando no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem poder público e privado, principalmente em parceria com Google e Microsoft.
Caio Steglich atua a 15 anos com tecnologia, é mestre em Ciência da Computação, Especialista em Jogos Digitais e em Gestão e Tutoria, sendo Bacharel em Sistemas de Informação. Atualmente Caio é Gerente de Inovação na Hyti, lidando no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem poder público e privado, principalmente em parceria com Google e Microsoft.
Diretor Comercial da GovFácil
Profissional da área comercial com mais de 5 anos de experiência em vendas de licenças de aplicativo para gestores públicos.
Especializado em gerar crescimento de receita e atingir metas desafiadoras com sólido histórico em prospecção de clientes, desenvolvimento de relacionamentos e fechamento de negócios de alto valor. Reconhecido por superar metas de vendas e implementar estratégias inovadoras que resultaram em aumento de 400% nas vendas e fidelização de clientes.
Profissional da área comercial com mais de 5 anos de experiência em vendas de licenças de aplicativo para gestores públicos.
Especializado em gerar crescimento de receita e atingir metas desafiadoras com sólido histórico em prospecção de clientes, desenvolvimento de relacionamentos e fechamento de negócios de alto valor. Reconhecido por superar metas de vendas e implementar estratégias inovadoras que resultaram em aumento de 400% nas vendas e fidelização de clientes.
Bióloga e Pedagoga, Especialista em Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Parcelamento de Solo Urbano, Saúde Estética e Educação Ambiental. Conselheira da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia e do Conselho Estadual de Políticas Ambientais do Estado de Minas Gerais. Servidora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Secretária Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Unaí MG. 2009 - 2012, 2017 até a presente data. Bióloga voluntária da APAN - Associação de Proteção Ambiental Nacional, na Elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Logística Reversa.
Formada em Tecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, é Auditora Líder ISO 9000 e tem experiência de mais de 20 anos em gerenciamento de Certificações e Programas Setoriais de Autorregulação, englobando iniciativas de qualidade e sustentabilidade nos seguintes segmentos: energia, alimentos e bebidas, sistemas eletrônicos de segurança, financeiro, mineração e extrativismo, gerenciamento de riscos em transportes, dentre outros. Celina é Diretora Sistêmica e de Relacionamento do Instituto Totum, responsável por todos os projetos de Certificação junto aos órgãos reguladores, incluindo a Certificação de Smart City.
Gerente de Relações Institucionais Aegea Corsan
Natural de Porto Alegre, Cesar Faccioli é membro do MP desde 1989, tendo atuado nas Promotorias de Tucunduva, Palmares do Sul e Uruguaiana, alternando atuação na área cível e penal. Na capital, atuou, por uma década, na Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e combate à improbidade administrativa. Foi ainda promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais do MP, atuando como coordenador estadual do programa de combate à corrupção vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG) e gerente de projetos de rede de cooperação como, entre outros, a Rede de Controle, grupo de combate à pirataria e o Pacto Republicano do RS (na qual coordenou a câmara temática de transparência e controle social).Entre 2015 e 2016, foi secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos. Nesta condição, foi responsável pelo Sistema Fase e comandou a execução do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), no âmbito do qual se promoveu aporte de estrutura, equipamentos e capacitação para a Segurança Pública e o início da construção de novas unidades da Fase e de seis Centros de Juventude, alguns já implantados e em funcionamento.Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e atua como professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior.
Natural de Porto Alegre, Cesar Faccioli é membro do MP desde 1989, tendo atuado nas Promotorias de Tucunduva, Palmares do Sul e Uruguaiana, alternando atuação na área cível e penal. Na capital, atuou, por uma década, na Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e combate à improbidade administrativa. Foi ainda promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais do MP, atuando como coordenador estadual do programa de combate à corrupção vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG) e gerente de projetos de rede de cooperação como, entre outros, a Rede de Controle, grupo de combate à pirataria e o Pacto Republicano do RS (na qual coordenou a câmara temática de transparência e controle social).Entre 2015 e 2016, foi secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos. Nesta condição, foi responsável pelo Sistema Fase e comandou a execução do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), no âmbito do qual se promoveu aporte de estrutura, equipamentos e capacitação para a Segurança Pública e o início da construção de novas unidades da Fase e de seis Centros de Juventude, alguns já implantados e em funcionamento.Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e atua como professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior.
Analista de sistemas e mestre em sistemas de informação, atua há mais de 20 anos nas áreas de gestão, gestão pública e competitividade. No setor público foi Secretário de Estado de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022 e Secretário Executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República de 2011 a 2016. Esteve à frente do MBC – Movimento Brasil Competitivo nos períodos de 2002 a 2009 e de 2016 a 2018. No período do MBC atuou em estados, municípios, órgãos federais e organizações do terceiro setor na promoção das melhorias de gestão, liderou o pacto pela reforma do estado com 15 governadores e a agenda pela transformação digital com mais de 80 empresas e organizações. Teve atuação internacional junto à Agencia de Desenvolvimento Americana – USAID – em Moçambique e também no GFCC – Fórum Global de Conselhos de Competitividade, World Economic Forum, entre outros.
Head de Área Pública da TopMed Saúde Digital
Especialista em Direito Administrativo e Compras Públicas; formado em Comunicação Social e acadêmico do Master Business Inovation de Smart Cities da FIESC. Foi servidor efetivo municipal, onde atuou como Controle Interno, Secretário Municipal de Saúde, na sequencia assumiu como Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, período em que presidiu o Colegiado de Consórcios Públicos da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Atualmente é Consultor Técnico de Saúde na CNM - Confederação Nacional de Municípios e Head de Área Pública na TopMed Saúde Digital.
Especialista em Direito Administrativo e Compras Públicas; formado em Comunicação Social e acadêmico do Master Business Inovation de Smart Cities da FIESC. Foi servidor efetivo municipal, onde atuou como Controle Interno, Secretário Municipal de Saúde, na sequencia assumiu como Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, período em que presidiu o Colegiado de Consórcios Públicos da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Atualmente é Consultor Técnico de Saúde na CNM - Confederação Nacional de Municípios e Head de Área Pública na TopMed Saúde Digital.
Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 9 ) – Região da Serra
Bacharel em Administração
DADOS PROFISSIONAIS:
Ingresso na carreira Militar em 1991
Curso de Formação de Oficiais
Curso de Especialização em Bombeiros para Oficiais
Curso de Gestão pela Qualidade
Curso de Prevenção Contra Incêndio
Instrutor de Salvamento no Mar
Perito de Incêndio e Explosões
Curso Avançado de Administração Policial Militar
Curso de Estratégias em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Defesa Civil
Curso de Inspeção em Segurança de Barragens – ANA
Administrador de Empresas, com Especializações em Gestão Pública, Gestão de Negócios, Finanças Empresariais e Certificações Anbima.
Empregado Caixa há 20 anos, com atuação em diversas áreas, iniciando em agência e há quase 10 anos na Vice-Presidência de Governo, em cargos de alta gestão na área de Benefícios Sociais, produtos de Serviços Bancários e Empréstimo para Estados, Municípios e Tribunais, incluindo depósitos Judiciais. .
Atualmente Diretor Executivo de Produtos de Governo atuando diretamente na gestão das operações de repasse OGU, PAC, Financiamento, CAIXA Políticas Públicas, PPP e Concessões na CAIXA.
Prefeito Municipal de Panambi/RS Prefeito reeleito de Panambi/RS. Administrador, especialista em Gestão Pública Municipal e Mestre em Desenvolvimento.
Recebeu Prêmio Mérito em Administração no Setor Público em 2021 e é Prefeito Empreendedor no Prêmio SEBRAE no Rio Grande do Sul em 2022.
Recebeu Prêmio Mérito em Administração no Setor Público em 2021 e é Prefeito Empreendedor no Prêmio SEBRAE no Rio Grande do Sul em 2022.
Secretário de tecnologia, inovação e projetos na Prefeitura de Pindamonhangaba/SP
Graduações nas áreas de Proc. De Dados, Bacharel em Computação com enf. em Administração de empresas, Gestão de Tecnologia, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, pós graduações em compras públicas, finanças públicas, educação, gestão de projetos e gestão de cidades. Consultor, Professor e Palestrante nas áreas de Tecnologia, Administração, Gestão de Projetos e Investimentos. Consolidada carreira corporativa com passagem por Votorantim, Ericsson, Embraer, Confab, KDDI do Japão entre outras. Realizou projetos nas Américas, Europa e Ásia. Possui certificações nas áreas de tecnologia, gestão e governança, com prêmios internacionais conquistados, dentre eles o Benchmarking mundial de gestão de projetos do PMI
Graduações nas áreas de Proc. De Dados, Bacharel em Computação com enf. em Administração de empresas, Gestão de Tecnologia, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, pós graduações em compras públicas, finanças públicas, educação, gestão de projetos e gestão de cidades. Consultor, Professor e Palestrante nas áreas de Tecnologia, Administração, Gestão de Projetos e Investimentos. Consolidada carreira corporativa com passagem por Votorantim, Ericsson, Embraer, Confab, KDDI do Japão entre outras. Realizou projetos nas Américas, Europa e Ásia. Possui certificações nas áreas de tecnologia, gestão e governança, com prêmios internacionais conquistados, dentre eles o Benchmarking mundial de gestão de projetos do PMI
Superintendente do Setor Público do Badesul
Mestre em Economia, especializado em Desenvolvimento Econômico e Regional. Experiência em análise de risco, mercados e investimento. Superintendente do Setor Público do Badesul.
Mestre em Economia, especializado em Desenvolvimento Econômico e Regional. Experiência em análise de risco, mercados e investimento. Superintendente do Setor Público do Badesul.
Graduada em Letras (2010), com Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Inspeção Escolar (2020); Secretária Municipal de Educação em Ribeirão das Neves desde 2018; Conduziu o maior processo de municipalização de escolas estaduais em Minas Gerais (Programa Mãos Dadas), gerindo uma rede de mais de 30 mil alunos; Pioneira na implementação da Educação Socioemocional como componente curricular na região metropolitana de Belo Horizonte; Coordenadora da câmara técnica de políticas de educação do CISREC; Coordenadora Regional da Metropolitana C junto à UNDIME.
Especialista em projetos de transformação digital na Administração Pública Municipal com a Softplan Setor Público
É o atual Secretário Municipal de Saúde de Esteio/RS e também servidor público deste município no cargo de Enfermeiro.
Ingressou na gestão da saúde na cidade em 2016 como Diretor de Saúde e em janeiro de 2022 assumiu como Secretário.
Entusiasta e implicado com o SUS, também traz experiências prévias na assistência e gestão dos municípios de Canoas e Novo Hamburgo.
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Assaí/PR
Profissional com mais de 20 anos de experiência em governança pública, atuante como especialista nos temas de inovação, transformação digital e cidades inteligentes. Doutor em Engenharia de Produção. Atualmente, está como Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Assaí/PR. Também foi secretário em municípios de São Paulo e da Bahia, além de atuar na coordenação de projetos acadêmicos na COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Laboratório de Apoio à Gestão Municipal da Universidade Federal Fluminense. É Vice-Presidente de Soluções Inteligentes do Fórum Nacional Inova Cidades, vinculado a Frente Nacional de Prefeitos; membro da governança do Cities of Services da Universidade Johns Hopkins; e membro da governança do Cities Coalition for Digital Rights.
Profissional com mais de 20 anos de experiência em governança pública, atuante como especialista nos temas de inovação, transformação digital e cidades inteligentes. Doutor em Engenharia de Produção. Atualmente, está como Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Assaí/PR. Também foi secretário em municípios de São Paulo e da Bahia, além de atuar na coordenação de projetos acadêmicos na COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Laboratório de Apoio à Gestão Municipal da Universidade Federal Fluminense. É Vice-Presidente de Soluções Inteligentes do Fórum Nacional Inova Cidades, vinculado a Frente Nacional de Prefeitos; membro da governança do Cities of Services da Universidade Johns Hopkins; e membro da governança do Cities Coalition for Digital Rights.
Head of Geo Partnerships LATAM do Google
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Gestão de Projetos Globais pela Universidade de Pernambuco. Trabalhei em funções de desenvolvimento de tecnologia e negócios em vários setores (jogos, educação, consultoria, mídia) em empresas como Accenture e CESAR. Atualmente estou no Google como Head Parcerias de Geo na América Latina, habilitando soluções de mobilidade, impacto social e sustentabilidade na região.
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Gestão de Projetos Globais pela Universidade de Pernambuco. Trabalhei em funções de desenvolvimento de tecnologia e negócios em vários setores (jogos, educação, consultoria, mídia) em empresas como Accenture e CESAR. Atualmente estou no Google como Head Parcerias de Geo na América Latina, habilitando soluções de mobilidade, impacto social e sustentabilidade na região.
Prefeito de Nova Petrópolis e Presidente da Amserra
Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela IDEAU.
Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela IDEAU.
Conselheiro da Ivcard
Reitor da Universidade Feevale
José Paulo da Rosa, reitor da Universidade Feevale, é graduado em Administração de Empresas e especialista em Gestão de Instituição de Ensino Técnico. Também é mestre e doutor em Educação e doutorando em Gestão e Negócios. Assumiu a secretaria de Educação de Porto Alegre até maio de 2024. Por 20 anos, foi diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e também dirigiu o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em administração educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, administração, qualidade, inovação, gestão, planejamento e educação a distância, superior e profissional.
José Paulo da Rosa, reitor da Universidade Feevale, é graduado em Administração de Empresas e especialista em Gestão de Instituição de Ensino Técnico. Também é mestre e doutor em Educação e doutorando em Gestão e Negócios. Assumiu a secretaria de Educação de Porto Alegre até maio de 2024. Por 20 anos, foi diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e também dirigiu o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em administração educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, administração, qualidade, inovação, gestão, planejamento e educação a distância, superior e profissional.
Diretora da empresa Stepz Soluções
Enfermeira Mestre em Saúde Pública
Mentora da empresa Inovadora Sistemas
Enfermeira Mestre em Saúde Pública
Mentora da empresa Inovadora Sistemas
Diretora Digital e Curadora-Chefe, Museu On-line, YIVO Institute for Jewish Research
Karolina Ziulkoski é arquiteta e designer de exposições e novas mídias. Atualmente é a Curadora-chefe do YIVO Bruce and Francesca Cernia Slovin Online Museum e Diretora Digital do YIVO Institute for Jewish Research. Antes disso ela desenvolveu exposições interativas para o Museu de História Natural de Nova Iorque - inclusive para o novo Gilder Center - e foi professora da Rutgers University. É recipiente de diversos prêmios, incluindo o prêmio Inovapps do Ministério das Comunicações, o Communication Arts Interactive Award, foi incluída no Shortlist do Fashion & Beauty Clio Awards, e obteve reconhecimento com menção honrosa no Webby Awards. Já apresentou seu trabalho em diversas instituições, inclusive a ONU. Desenvolve projetos com fins culturais, incluindo o Museu do Municipalismo, atualmente em construção em Brasília, Brasil, onde Karolina é a diretora criativa do projeto. Ela foi membro e mentora do NEW INC, a incubadora para arte, design e tecnologia do New Museum em Nova Iorque.
Karolina Ziulkoski é arquiteta e designer de exposições e novas mídias. Atualmente é a Curadora-chefe do YIVO Bruce and Francesca Cernia Slovin Online Museum e Diretora Digital do YIVO Institute for Jewish Research. Antes disso ela desenvolveu exposições interativas para o Museu de História Natural de Nova Iorque - inclusive para o novo Gilder Center - e foi professora da Rutgers University. É recipiente de diversos prêmios, incluindo o prêmio Inovapps do Ministério das Comunicações, o Communication Arts Interactive Award, foi incluída no Shortlist do Fashion & Beauty Clio Awards, e obteve reconhecimento com menção honrosa no Webby Awards. Já apresentou seu trabalho em diversas instituições, inclusive a ONU. Desenvolve projetos com fins culturais, incluindo o Museu do Municipalismo, atualmente em construção em Brasília, Brasil, onde Karolina é a diretora criativa do projeto. Ela foi membro e mentora do NEW INC, a incubadora para arte, design e tecnologia do New Museum em Nova Iorque.
É Professor Adjunto da UNISC desde 2010. Obteve seu doutorado em Ciência da Computação pela PUCRS em 2010, período no qual também atuou como aluno visitante no CEA-Grenoble, na França. Na UNISC, é responsável por ministrar aulas sobre arquiteturas de sistemas computacionais, realizar pesquisas sobre Computação Aplicada em Sistemas e Processos Industriais e coordenar cursos de graduação na área de Computação. É coordenador dos projetos de inovação Living Vales e Living Agro+Vales, que são laboratórios vivos onde são desenvolvidas atividades de ensino e co-criação nos temas de Cidades Inteligentes e Agricultura 4.0. Seus interesses abrangem uma ampla gama de temáticas, incluindo tecnologias computacionais para educação, indústria, saúde, agricultura e cidades inteligentes, bem como a promoção da inovação para indivíduos e organizações. É Consultor ad hoc da FAPERGS - Comitê Ciência da Computação, membro do grupo gestor do INOVA RS - Região dos Vales, Membro do conselho gestor do Tecnounisc, conselheiro acadêmico do Converge SCS e membro da divisão de Smart Cities da Federasul.
Luca Siqueira atualmente é o Diretor de Tecnologia da ABCIP e Gerente Comercial da ST Engineering, atuando no mercado de Iluminação Pública e IoT há mais de 6 anos. Ele é formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e possui um minor em gestão de negócios acreditado pelo mesma instituição. Fez uma especialização em gestão estratégica e marketing pela Universidade de La Verne na Califórnia.
Presidente da ABRINTEL - Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações e porta-voz do Movimento ANTENE-SE, São Paulo/SP
Luciano José Stuz é presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) desde fevereiro de 2020 e porta-voz do Movimento ANTENE-SE , coalizão de entidades que atua em prol da atualização das leis de antenas das cidades brasileiras. Stutz é engenheiro industrial eletricista. Vindo do setor Elétrico, tem 24 anos de telecomunicações, tendo atuado antes nas empresas Telefônica/Vivo e Nextel. É especializado em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UNB) e possui MBA Executivo em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Luciano José Stuz é presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) desde fevereiro de 2020 e porta-voz do Movimento ANTENE-SE , coalizão de entidades que atua em prol da atualização das leis de antenas das cidades brasileiras. Stutz é engenheiro industrial eletricista. Vindo do setor Elétrico, tem 24 anos de telecomunicações, tendo atuado antes nas empresas Telefônica/Vivo e Nextel. É especializado em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UNB) e possui MBA Executivo em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações
(Abrintel) e porta-voz do Movimento ANTENE-SE.
Engenheiro industrial eletricista, atuou em empresas como Light, Eletrobras, Telefônica/Vivo e Nextel. É especializado em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB) e possui MBA Executivo em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ.
Engenheiro industrial eletricista, atuou em empresas como Light, Eletrobras, Telefônica/Vivo e Nextel. É especializado em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB) e possui MBA Executivo em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ.
Especialista em governo Digital da 1Doc Tecnologia
Formada em Administração de Empresas e Tecnologia em Gestão Comercial, atuante na área de Negócios da 1Doc Tecnologia e especializada em Processos Digitais, com experiência na aplicação de tecnologias para otimização de processos.
Formada em Administração de Empresas e Tecnologia em Gestão Comercial, atuante na área de Negócios da 1Doc Tecnologia e especializada em Processos Digitais, com experiência na aplicação de tecnologias para otimização de processos.
Marcelo Arruda, 41 anos, é empresário formado em Contábeis e Direito pela Universidade Regional Integrada (URI).
Iniciou na política aos 18 anos, quando se filiou ao extinto PTB. Arruda foi presidente do Diretório Central dos Estudantes, por três gestões da URI; atuou como secretário municipal da Fazenda de Barra do Rio Azul, de 2008 a 2010; em 2012 assumiu como diretor administrativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Metroplan.
Em 2016, foi eleito prefeito de Barra do Rio Azul e, em 2020, reeleito. Neste período, foi também atuou como presidente da Câmara Temática dos Municípios Sem Acesso Asfáltico (2019 a 2023); presidiu a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, a Amau (2023); além de ser vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) nas gestões 2019/2020, de Dudu Freire, e 2023/2024, de Luciano Orsi.
Atualmente, Arruda preside a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Coordenador de Parcerias no BRDE
Engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com mais de 10 anos de experiência no setor financeiro. Possui certificação CP3P-F e P e experiência com projetos de PPP e infraestrutura. Atualmente atua como Coordenador de Parcerias na Gerência de Planejamento do RS no BRDE.
Engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com mais de 10 anos de experiência no setor financeiro. Possui certificação CP3P-F e P e experiência com projetos de PPP e infraestrutura. Atualmente atua como Coordenador de Parcerias na Gerência de Planejamento do RS no BRDE.
Engenheiro Ambiental, graduado em 2018 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui experiência em gerenciamento de áreas contaminadas e gestão de resíduos sólidos industriais. Atualmente é Chefe do Departamento de Meio Ambiente do Município de Dois Irmãos.
Turismóloga de profissao, tem 33 anos e atua no setor de turismo. Atuou em diversas empresas do ramo, com atendimento corporativo em agências de viagens e, também, no setor de eventos, atendendo ao cliente final e auxiliando em demandas internas para a realização e organização dos eventos.
É bacharel em Turismo pela Universidade Feevale e tem MBA em Gestão de Eventos, pela UniRitter e MBA em Administração e Marketing, pelo Centro Universitário UNINTER. Além de realizar diversos cursos e qualificações profissionais.
Atua na secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis desde 2021, promovendo diversas ações para o fomento e promoção do Município como destino turístico, na captação de novos eventos, no diálogo com o trade turístico e em diversas ações promovidas pela pasta durante a gestão 2021 – 2024.
Diretor da T&S Engenharia Telemática e Sistemas
Mário James Batista de Oliveira é um profissional com uma sólida formação acadêmica e extensa experiência nas áreas de Economia e Tecnologia da Informação e Comunicação. Graduado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1984, ele também possui uma pós-graduação em Engenharia de Software pela mesma instituição, concluída em 1990. Ao longo de sua trajetória, Mário se especializou em Análise de Sistemas, com diversos cursos complementares, incluindo Análise Estruturada e Projeto Estruturado de Sistemas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e treinamentos em soluções de problemas e tomada de decisão. Sua formação técnica inclui projetos de bancos de dados relacionais e modelagem de processos organizacionais.
Mário iniciou sua carreira na Companhia Energética de Brasília (CEB), onde atuou como desenvolvedor e coordenador de equipes de suporte técnico em Recursos Humanos. Posteriormente, trabalhou no SERPRO, onde foi analista de suporte de redes de grande porte. Em 1995, Mário fundou a T&S Engenharia Telemática e Sistemas, onde atua como sócio-diretor, desenvolvendo projetos de gestão em Tecnologia da Informação e Engenharia de Telecomunicações. Além disso, ele é co-fundador da AGSOFT, onde lidera a gestão de uma fábrica de software focada em produtos de comércio eletrônico e digitalização de acervos documentais. Com uma carreira marcada por inovações e uma abordagem voltada para resultados, Mário James Batista de Oliveira continua a contribuir para o avanço da tecnologia no Brasil, destacando-se como um líder em seu campo.
Mário James Batista de Oliveira é um profissional com uma sólida formação acadêmica e extensa experiência nas áreas de Economia e Tecnologia da Informação e Comunicação. Graduado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1984, ele também possui uma pós-graduação em Engenharia de Software pela mesma instituição, concluída em 1990. Ao longo de sua trajetória, Mário se especializou em Análise de Sistemas, com diversos cursos complementares, incluindo Análise Estruturada e Projeto Estruturado de Sistemas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e treinamentos em soluções de problemas e tomada de decisão. Sua formação técnica inclui projetos de bancos de dados relacionais e modelagem de processos organizacionais.
Mário iniciou sua carreira na Companhia Energética de Brasília (CEB), onde atuou como desenvolvedor e coordenador de equipes de suporte técnico em Recursos Humanos. Posteriormente, trabalhou no SERPRO, onde foi analista de suporte de redes de grande porte. Em 1995, Mário fundou a T&S Engenharia Telemática e Sistemas, onde atua como sócio-diretor, desenvolvendo projetos de gestão em Tecnologia da Informação e Engenharia de Telecomunicações. Além disso, ele é co-fundador da AGSOFT, onde lidera a gestão de uma fábrica de software focada em produtos de comércio eletrônico e digitalização de acervos documentais. Com uma carreira marcada por inovações e uma abordagem voltada para resultados, Mário James Batista de Oliveira continua a contribuir para o avanço da tecnologia no Brasil, destacando-se como um líder em seu campo.
Coordenador de Trânsito e Sistema Viário Nova Petrópolis/RS
Professora Maker no Grupo Amado Maker
Natália Droescher dos Santos Mota é uma educadora com graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e diversas especializações, incluindo Docência do Ensino Superior, Orientação Educacional e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente, cursa o mestrado em Educação pela Unilasalle, com bolsa CAPES/PROSUC. Com experiência na implementação da metodologia "Maker" em redes de ensino.
Natália Droescher dos Santos Mota é uma educadora com graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e diversas especializações, incluindo Docência do Ensino Superior, Orientação Educacional e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente, cursa o mestrado em Educação pela Unilasalle, com bolsa CAPES/PROSUC. Com experiência na implementação da metodologia "Maker" em redes de ensino.
Diretor Base Forte Pavimentação Econômica
Três vezes Prefeito de Gramado e agora reeleito com 78,2% dos votos.
Duas vezes vice-prefeito, duas vezes vereador. Recebeu o prêmio de Prefeito empreendedor nos anos de 2014, 2015, 2016, 2022 pelo Sebrae Nacional.
Duas vezes vice-prefeito, duas vezes vereador. Recebeu o prêmio de Prefeito empreendedor nos anos de 2014, 2015, 2016, 2022 pelo Sebrae Nacional.
Paulo Jonas Zanoelo, 59 anos de idade, formado em Ciências Contábeis, fundador e CEO da System Sistemas de Gestão, que está há 38 anos no mercado de TI e soluções para órgãos públicos.
Fundou aos 21 anos a empresa System Software de Gestão no ano de 1986. Bacharel em Ciência Contábeis pela UPF (Universidade de Passo Fundo). CEO da System Software de Gestão empresa que está há 38 anos no mercado de TI e soluções para órgãos públicos.
Fundador da Ineeds
Serial Entrepreneur - Especialista em last mile, drone delivery, mobilidade urbana, smart cities, sistemas de prevenção a desastres naturais, seguros, e-sports e tecnologias para saúde, possui certificação ISO para cidades.
Serial Entrepreneur - Especialista em last mile, drone delivery, mobilidade urbana, smart cities, sistemas de prevenção a desastres naturais, seguros, e-sports e tecnologias para saúde, possui certificação ISO para cidades.
Fundador e Vice-Presidente do IGTECH - Instituto de Geotecnologias e Gestão Territorial, Pesquisador do Laboratório de Geotecnologias - GeotecLab do CPMTC/IGC/UFMG e CEO da ABP Consultoria, Projetos & Meio Ambiente.
Engenheiro Ambiental pela UNIBH e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui amplo conhecimento em Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Topografia, Planejamento Territorial/Urbano e Cidades Inteligentes. Em minha experiência inclui-se a atuação em grandes projetos de planejamento urbano e territorial, tanto em âmbito nacional como internacional, destacando-se os Planos Diretores Municipais e Cadastro Territorial Multifinalitário. Possuo ainda atuação no setor imobiliário como sócio-fundador da Cabral Negócios Imobiliários, e no setor de comunicação como criador e host do Município Podcast, onde trago ao holofote as questões municipalistas e os desafios da gestão pública. Ao longo de minha carreira, adquiri valiosa experiência à frente de diversos negócios nas áreas de gestão e administração, o que reflete minha habilidade em liderar e gerir com sucesso. Minha paixão por geotecnologias, gestão territorial e desenvolvimento sustentável impulsiona-me a continuar contribuindo para o progresso das comunidades e o desenvolvimento de projetos inovadores.
Engenheiro Ambiental pela UNIBH e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui amplo conhecimento em Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Topografia, Planejamento Territorial/Urbano e Cidades Inteligentes. Em minha experiência inclui-se a atuação em grandes projetos de planejamento urbano e territorial, tanto em âmbito nacional como internacional, destacando-se os Planos Diretores Municipais e Cadastro Territorial Multifinalitário. Possuo ainda atuação no setor imobiliário como sócio-fundador da Cabral Negócios Imobiliários, e no setor de comunicação como criador e host do Município Podcast, onde trago ao holofote as questões municipalistas e os desafios da gestão pública. Ao longo de minha carreira, adquiri valiosa experiência à frente de diversos negócios nas áreas de gestão e administração, o que reflete minha habilidade em liderar e gerir com sucesso. Minha paixão por geotecnologias, gestão territorial e desenvolvimento sustentável impulsiona-me a continuar contribuindo para o progresso das comunidades e o desenvolvimento de projetos inovadores.
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Presidente do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Inovação e Trabalho do RS, Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura do RS CONSEMA-FAMURS, Membro do Conselho Consultivo do InovaRS, Membro do Conselho Estadual de Desburocratização do RS
Empresário, Engenheiro Eletricista pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Eficientização Energética, Técnico em Eletrotécnica e Processamento de dados pelo Colégio Evangélico de Panambi.
Fundador e vice-presidente de Vendas e Marketing da Govbr
Formado em Administração de Empresas pela UFRGS
Pós-graduado pela FGV
Diretor Legislativo da FENAINFO
Mais de 35 anos de experiência em gestão pública e tecnologia
Raimundo Garcia Dantas, Diretor Executivo da IPSUL - Concessionaria de Iluminação Pública que atua na PPP do município de Porto Alegre. Formado em Engenharia Elétrica desde 2010 e MBA pela FGV em Gestão de Projetos com mais de 15 anos de atuação nas áreas de iluminação pública e distribuição de energia.
Mestre em Administração Profissional, Contadora e Secretária Municipal de Fazenda de Itabirito, MG. Com 36 anos de trajetória no mercado corporativo, Rane possui uma sólida formação acadêmica com especializações em Gestão Estratégica de Finanças, MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, MBA em Gestão Empresarial e Marketing, além de uma formação em Coaching Empresarial. Atualmente, lidera um processo de modernização da Secretaria da Fazenda de Itabirito, onde atua há 5 anos. Sua experiência inclui cargos de liderança na Fupac – Fundação Presidente Antônio Carlos, no Instituto Faceb Educação e na Construtora Guerra Lage Ltda. Como Consultora Empresarial, oferece serviços nas áreas de Gestão Pública, Gestão em Inovação, Gestão de Pessoas, Finanças e Planejamento Estratégico, com destaque em iniciativas de meritocracia, gestão orçamentária e processos. Além disso, atua como professora conteudista no Grupo Cogna e Grupo Sagah Educação, e tem vasta experiência na realização de estudos de viabilidade econômica e desenvolvimento de estratégias em conjunto com setores jurídico e de comércio exterior. Para mais informações, acesse: www.linkedin.com/in/rane-curto-nascimento- ferreira-22684914
Diretor de Auditoria de Ações Estratégicas do Poder Executivo na Unidade de Auditoria de Governança e Inovação do TCU.
Mestre em Gestão do Conhecimento e bacharel em Ciência da Computação. Pós-graduação em Economia Criativa e Transformação Digital e especialização em Desenvolvimento Web .
Professor da pós-graduação de Ciência de Dados e Machine Learning e da graduação de Ciência da Computação do Centro Universitário de Brasília.
Professor convidado na Fundação Dom Cabral, na Escola Superior do TCU (ISC/TCU) e na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Detentor de 21 certificações internacionais.
Mestre em Gestão do Conhecimento e bacharel em Ciência da Computação. Pós-graduação em Economia Criativa e Transformação Digital e especialização em Desenvolvimento Web .
Professor da pós-graduação de Ciência de Dados e Machine Learning e da graduação de Ciência da Computação do Centro Universitário de Brasília.
Professor convidado na Fundação Dom Cabral, na Escola Superior do TCU (ISC/TCU) e na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Detentor de 21 certificações internacionais.
O atual Secretário de Turismo já esteve à frente da Secretaria de Turismo do Estado de março de 2021 a março de 2022, antes de ser secretário extraordinário de Apoio à Gestão Política e Administrativa. De janeiro de 2023 a agosto de 2024 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Formado em Direito, foi eleito deputado estadual pela terceira vez. Também foi deputado federal entre 2018 e 2020, integrando a Frente Parlamentar da Agropecuária.
Vereador/Vice Prefeito eleito e ex secretário de saúde do município de Palhoça SC
Doutorando em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2020). Mestre em Tecnologias e Políticas Públicas sobre a Gestão Ambiental na Universidad de Alicante, Espanha (2021). Graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Especialização em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), Direito Tributário pelo IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2007), e Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2014). Tabelião de Notas e Protestos, titular do Tabelionato de Ivoti, Rio Grande do Sul. Autor dos livros: “REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA: teoria, aspectos práticos, proteção ambiental e compliance no processo de regularização fundiária”. Editora Dialética, 2022; e “POLÍTICAS PÚBLICAS E COMPLIANCE EM DESENVOLVIMENTO URBANO: Instrumentos de políticas públicas, participação popular e compliance ambiental na ordenação territorial”. Editora Dialética, 2023.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1996). Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Mestre MSc em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG (2020). Visiting Scholar University of Massachusetts Amherst - Department of Landscape Architecture and Regional Planning (2018-2019). Possui experiência na área ambiental e urbana, com ênfase em soluções ESG, desenvolvimento urbano sustentável, estudos ambientais e urbanísticos, planos de saneamento, gestão de resíduos sólidos urbanos, elaboração de planos diretores, de mobilidade e planos de adaptação, resiliência e combate às mudanças climáticas. Ao longo de sua trajetória profissional contribuiu com diversas entidades e conselhos nas áreas de arquitetura, urbanismo e meio ambiente, a saber: Departamento Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG): diretor de meio ambiente (gestão 2010-2011), vice-presidente (gestão 2012-2013) e membro titular do Conselho Superior (triênio 2014-2016); Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG): conselheiro estadual suplente (gestão 2012-2014), conselheiro estadual titular (gestões 2015-2017 e 2021-2023). Foi conselheiro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte (COMAM 2012-2017), da Associação Mineira de Defesa do Ambiente e Presidente do Conselho Empresarial de Mobilidade e Logística Urbana da ACMINAS. Atualmente é membro do conselho editorial da Revista Ecológico, Diretor-Presidente do Instituto Bem Ambiental IBAM, do Conselho Curador da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte. Foi um dos idealizadores e promotores da Virada Criativa, processo participativo na área de planejamento urbano. Possui vasta produção de trabalhos técnicos e artigos, publicados em revistas e jornais especializados, bem como na realização de palestras e workshops. É comentarista especializado nos temas de cidades humanas, inteligentes e sustentáveis, mobilidade e adaptação às mudanças climáticas - Rádio CBN, programas "Mais BH" (2013-2017); "A BH que queremos" (2013-2022); Conexões Urbanas (2022-2023). É curador e apresentador do Programa URBI, produzido pela TV Cultura e veiculado na TV Câmara SP, canal NET e youtube; e do ESG Talk. É sócio-diretor do grupo MYR, onde realiza atividades técnicas nas áreas ESG, sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento urbano integrado. É professor da Fundação Dom Cabral (FDC), uma das melhores escolas de negócios do mundo, na área de cidades inteligentes e mobilidade urbana. (Texto informado pelo autor)
Profissional multidisciplinar com expertise em gestão comercial e soluções tecnológicas. Possui sólida experiência em liderar equipes, desenvolver novos negócios e garantir a satisfação dos clientes. Domina técnicas de negociação e gestão de pessoas, além de ter profundo conhecimento em soluções de alta disponibilidade como DCaaS, DRaaS e SaaS. Atua na otimização de processos e redução de riscos para os clientes através do desenvolvimento e implementação de projetos tecnológicos.
Pedagoga Mestre em Ambiente e Saúde
Atuou no SESC por 30 anos como coordenadora de Educação e Atualização Profissional
Embaixadora Lixo Zero
Participou do Conselho Municipal de Economia Solidária
Coordenadora do Comitê Local do Movimento ODS
Diretora de Meio Ambiente de Lages
Participou na elaboração junto ao Prof. Dr. Germano Güttler do Projeto Lixo Orgânico Zero e atua como gestora.
Desenvolveu os Projetos:
• Conhecendo os destinos do Lixo
• Local de Entrega Voluntária de Recicláveis - LEV
• Ponto de Entrega Voluntário de Óleo usado –PEV
• Saco Verde
• Troca Troca
• Piquenique da Sustentabilidade
Graduação: Engenharia Civil
Especialização: Engenharia Sanitária e Ambiental/ Universidade Estadual de Maringá-UEM.
Durante a vida profissional teve a oportunidade de atuar em diversas áreas, acumulando ao longo do tempo experiências que se complementaram e foram bastante úteis na administração pública, tanto para o Planejamento Estratégico Participativo, fortalecendo a organização social com Associativismo e Cooperativismo, para o desenvolvimento de projetos que protegem e preservam o meio ambiente. Como para a Análise de oportunidades e Planejamento de Marketing em Operações Logísticas, integrando políticas e promovendo sustentabilidade com a economia colaborativa, participativa e circular.
Engenheiro industrial especializado em Gestão de Resíduos e TI. Diretor único da Waste Management Specialist s.r.l. Experiência profissional em mais de 100 municípios italianos e em vários países estrangeiros (Panamá, EUA, China, Japão, Brasil, Colômbia, Índia, Filipinas e outros). Ex-vereador do município de Gardone Riviera de 2009 a 2024. Estudos de fundo em Tecnologia da Informação (ITIS Benedetto Castelli - Brescia), Política Internacional - Governo e Política Escandinavos Universidade de Oslo (Noruega) e Política Externa Russa (MGIMO - Moscou - Federação Russa).
Título: 11 estudos de caso bem-sucedidos de municípios italianos com redução média de 70% em resíduos secos e 280% de aumento na coleta seletiva de lixo.
Com mais de 20 anos trabalhando na área de Tecnologia da Informação, sou Gerente de Contas focado no Setor Público na Hyti. Já passei por diferentes cargos de liderança, como diretor, superintendente e subsecretário de TI e inovação.
Tenho formação em Tecnologia em Processos Gerenciais, pós-graduação em Gestão em TI e Lei geral de proteção de dados - LGPD, MBA em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes, e especialização em gestão de projetos.
Atualmente, trabalho como Gerente de Contas especializado no setor público, utilizando minha experiência em liderança e conhecimento em TI
Economista, com MBAs em Administração Pública e Gestão Empresarial; Consultor CP3P, especialista em Planejamento Estratégico Situacional com de Sistema de Gestão de Ativos, Inovação e modelagem de PPPs e Concessões. Coordenador Geral de Estratégia e Gestão da Associação Mineira de Municípios-AMM Foi secretário de Administração, vereador, presidente da Câmara e prefeito reeleito de Divinópolis-MG, secretário de Governo de Contagem-MG, presidente da Frente Mineira de prefeitos e vice-presidente da Frente Nacional, dirigente de consórcios públicos e de outras entidades municipalistas, conselheiro do ICLEI América do Sul, professor universitário em cursos de graduação e pós graduação e membro da Câmara das Cidades 4.0, dos Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCT
Head de Marketing
Atualmente, Wendel é Head de marketing da Betha Sistemas. Já passou por diversas áreas da empresa, atuando como consultor de desenvolvimento comercial e assessor de diretoria de produtos e serviços. Possui formação em administração de empresas, MBA em Marketing, Branding e Growth, além de especializações em gestão de vendas, inovação e tendências.
"Em minha rotina, busco constante atualização sobre cidades inteligentes e como podemos ajudar as cidades a se tornarem mais expansivas e eficientes para atender seus cidadãos."
Atualmente, Wendel é Head de marketing da Betha Sistemas. Já passou por diversas áreas da empresa, atuando como consultor de desenvolvimento comercial e assessor de diretoria de produtos e serviços. Possui formação em administração de empresas, MBA em Marketing, Branding e Growth, além de especializações em gestão de vendas, inovação e tendências.
"Em minha rotina, busco constante atualização sobre cidades inteligentes e como podemos ajudar as cidades a se tornarem mais expansivas e eficientes para atender seus cidadãos."
Secretária-adjunta da Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul
Por quatro mandatos consecutivos, foi deputada estadual do PSDB. Na Assembleia Legislativa, teve vários projetos e leis aprovadas em defesa das mulheres, idosos, crianças e adolescentes. É autora da Lei Ficha Limpa no Rio Grande do Sul e coordenou o Grupo de Trabalho do Biodigestores. Foi membro titular das Comissões de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo; e do Mercosul e Assuntos Interiancionais. Por quatro anos, presidiu a Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Zilá também foi uma das primeiras mulheres a assumir interinamente a Presidência da Casa. Zilá iniciou a sua vida política em Três Passos. Foi prefeita, vice-prefeita, secretária municipal de Saúde e secretária municipal de Educação. Como prefeita, entre 1997 e 2004, obteve uma gestão de resultados, tornando-se a prefeita mais premiada do Brasil. Entre os reconhecimentos, destaque para o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do SEBRAE, em 2003, representando a região sul do Brasil. Entre 2007 e 2009, foi presidente estadual do PSDB no Rio Grande do Sul. Em 2021, assumiu o comando do PSDB Mulher no Estado e, atualmente, é secretária-geral do partido.
Por quatro mandatos consecutivos, foi deputada estadual do PSDB. Na Assembleia Legislativa, teve vários projetos e leis aprovadas em defesa das mulheres, idosos, crianças e adolescentes. É autora da Lei Ficha Limpa no Rio Grande do Sul e coordenou o Grupo de Trabalho do Biodigestores. Foi membro titular das Comissões de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo; e do Mercosul e Assuntos Interiancionais. Por quatro anos, presidiu a Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Zilá também foi uma das primeiras mulheres a assumir interinamente a Presidência da Casa. Zilá iniciou a sua vida política em Três Passos. Foi prefeita, vice-prefeita, secretária municipal de Saúde e secretária municipal de Educação. Como prefeita, entre 1997 e 2004, obteve uma gestão de resultados, tornando-se a prefeita mais premiada do Brasil. Entre os reconhecimentos, destaque para o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor do SEBRAE, em 2003, representando a região sul do Brasil. Entre 2007 e 2009, foi presidente estadual do PSDB no Rio Grande do Sul. Em 2021, assumiu o comando do PSDB Mulher no Estado e, atualmente, é secretária-geral do partido.