“Turismo Smart Cities – Mercados e Tendências”

Inteligência Artificial, Big Data, uso de Nuvem, IoT e robótica são ferramentas tecnológicas emergentes e inovadoras com a capacidade de transformar espaços e proporcionar experiências que modificam a maneira de enxergar o turismo nas cidades. O turismo inteligente ganhou destaque como aliado no processo de recuperar o setor, um dos mais afetados durante o período da pandemia de Covid-19. Dados mais recentes estimam que, 7 milhões de brasileiros estavam envolvidos no setor de turismo e foram significativamente afetados pela crise.

A urgência e a necessidade de buscar alternativas viáveis e sustentáveis, aliadas ao uso das novas tecnologias e ferramentas, tornaram-se objetivos de pesquisa e solução para municípios em todo o Brasil.

O evento “Turismo Smart Cities – Mercados e Tendências” ocorrerá de forma paralela ao Smart Cities Park, nas manhãs dos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos em Nova Petrópolis. O evento oferecerá uma programação repleta de casos de sucesso e debates sobre alternativas viáveis para o Turismo em Cidades Inteligentes. Aproveite mais essa oportunidade para compartilhar experiências, ampliar possibilidades e conhecer soluções transformadoras.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas em nosso site: www.smartcitiespark.com.br

Informações Atualizadas:

Em relação ao turismo em cidades inteligentes no Brasil, dados recentes indicam que o setor está em constante crescimento, com cidades implementando soluções tecnológicas para melhorar a experiência dos visitantes e otimizar a gestão dos destinos turísticos. O uso de inteligência artificial, big data e IoT é cada vez mais comum para melhorar a eficiência e a atratividade das cidades como destinos turísticos.

Quanto ao impacto da pandemia de COVID-19, estima-se que o setor de turismo no Brasil tenha sido seriamente afetado, com uma redução significativa no número de visitantes e, como mencionado anteriormente, aproximadamente 7 milhões de brasileiros que atuavam no setor impactados de diversas maneiras, seja pela perda de empregos ou pela redução na demanda por serviços turísticos. O setor agora busca se adaptar e se recuperar, com um foco renovado em soluções tecnológicas para garantir a segurança dos turistas e promover a retomada do turismo em cidades inteligentes.

Programação Turismo Smart Cities – Mercados e Tendências

Programação – 23/11

09h às 12h

HorárioProgramação
09h às 9h20Abertura
9h20 às 10h00GEOPARQUES – O DESAFIO DE FAZER ACONTECER Caso de Sucesso: Caminhos dos Cânions do Sul    
10h00 às 10h40TURISMO EM MOVIMENTO: ANTECIPANDO MUDANÇAS E MOLDANDO O FUTURO    
10h40 às 11h20AVANÇOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A GOVERNANÇA DO TURISMO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS    
11h20 às 12h00As facilidades tecnológicas e soluções inovadoras aplicadas ao turismo  

Programação – 24/11

09h às 12h

HorárioProgramação
9h20 às 10h00A GASTRONOMIA COMO UM PRODUTO TURÍSTICO CULTURAL – A IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL DOS MUNICÍPIOS TURÍSTICOS  
10h00 às 10h40  Destinos turísticos inteligentes: transformando o mapa estratégico, processos e ações focadas no turista      
10h40 às 11h20O QUE FALTA PARA O TURISMO SER PROTAGONISTA?    
11h20 às 12h00Perguntas e respostas
Local do evento:
CENTRO DE EVENTOS
Av. Padre Theobald, 1700,
Nova Petrópolis/RS
Abrir mapa
Apoio:
Promoção:
Logomarca da Amserra
Realização:
Logomarca do Instituto Paulo Ziulkoski