“Turismo Smart Cities – Mercados e Tendências”
Inteligência Artificial, Big Data, uso de Nuvem, IoT e robótica são ferramentas tecnológicas emergentes e inovadoras com a capacidade de transformar espaços e proporcionar experiências que modificam a maneira de enxergar o turismo nas cidades. O turismo inteligente ganhou destaque como aliado no processo de recuperar o setor, um dos mais afetados durante o período da pandemia de Covid-19. Dados mais recentes estimam que, 7 milhões de brasileiros estavam envolvidos no setor de turismo e foram significativamente afetados pela crise.
A urgência e a necessidade de buscar alternativas viáveis e sustentáveis, aliadas ao uso das novas tecnologias e ferramentas, tornaram-se objetivos de pesquisa e solução para municípios em todo o Brasil.
O evento “Turismo Smart Cities – Mercados e Tendências” ocorrerá de forma paralela ao Smart Cities Park, nas manhãs dos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos em Nova Petrópolis. O evento oferecerá uma programação repleta de casos de sucesso e debates sobre alternativas viáveis para o Turismo em Cidades Inteligentes. Aproveite mais essa oportunidade para compartilhar experiências, ampliar possibilidades e conhecer soluções transformadoras.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas em nosso site: www.smartcitiespark.com.br
Informações Atualizadas:
Em relação ao turismo em cidades inteligentes no Brasil, dados recentes indicam que o setor está em constante crescimento, com cidades implementando soluções tecnológicas para melhorar a experiência dos visitantes e otimizar a gestão dos destinos turísticos. O uso de inteligência artificial, big data e IoT é cada vez mais comum para melhorar a eficiência e a atratividade das cidades como destinos turísticos.
Quanto ao impacto da pandemia de COVID-19, estima-se que o setor de turismo no Brasil tenha sido seriamente afetado, com uma redução significativa no número de visitantes e, como mencionado anteriormente, aproximadamente 7 milhões de brasileiros que atuavam no setor impactados de diversas maneiras, seja pela perda de empregos ou pela redução na demanda por serviços turísticos. O setor agora busca se adaptar e se recuperar, com um foco renovado em soluções tecnológicas para garantir a segurança dos turistas e promover a retomada do turismo em cidades inteligentes.
Programação Turismo Smart Cities – Mercados e Tendências
Programação – 23/11
09h às 12h
Horário | Programação |
09h às 9h20 | Abertura |
9h20 às 10h00 | GEOPARQUES – O DESAFIO DE FAZER ACONTECER Caso de Sucesso: Caminhos dos Cânions do Sul |
10h00 às 10h40 | TURISMO EM MOVIMENTO: ANTECIPANDO MUDANÇAS E MOLDANDO O FUTURO |
10h40 às 11h20 | AVANÇOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A GOVERNANÇA DO TURISMO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS |
11h20 às 12h00 | As facilidades tecnológicas e soluções inovadoras aplicadas ao turismo |
Programação – 24/11
09h às 12h
Horário | Programação |
9h20 às 10h00 | A GASTRONOMIA COMO UM PRODUTO TURÍSTICO CULTURAL – A IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E ESTÍMULO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL DOS MUNICÍPIOS TURÍSTICOS |
10h00 às 10h40 | Destinos turísticos inteligentes: transformando o mapa estratégico, processos e ações focadas no turista |
10h40 às 11h20 | O QUE FALTA PARA O TURISMO SER PROTAGONISTA? |
11h20 às 12h00 | Perguntas e respostas |