UBS Amiga da Pessoa Idosa: Experiência do Município de Arroio do Tigre

Seguindo com os nossos conteúdos a partir da participação dos municípios com seus cases e experiências inovadoras no evento SMART CITIES PARK, convidamos vocês para conhecer um pouco mais da experiência do município de Arroio do Tigre, no interior do RS, projeto que frutificou, tornando-se essencial para Saúde do Idoso em Arroio do Tigre.

Em novembro de 2023, o município de Arroio do Tigre, situado na região Centro-Serra do Rio Grande do Sul, com uma população de aproximadamente 13 mil habitantes, trouxe para o palco city show case do Smart Cities Park, o projeto desenvolvido inicialmente na UBS Unidos pela Saúde: UBS Amiga da Pessoa Idosa: Experiência do Município de Arroio do Tigre na Rede Bem Cuidar/RS. Um projeto bem sucedido que garantiu SELO OURO e já foi expandido para outras unidades e serve como exemplo para todo o Brasil.

Atendendo nosso chamado, a Secretária de Saúde Diane Mergen e a Fisioterapeuta e Coordenadora do RBC Xavéle Petermann fizeram um breve relato em vídeo sobre o projeto atualmente e trouxeram dados relevantes sobre o projeto por meio da entrevista que pode ser lida na íntegra no site SMART CITIES PARK.

Deixamos disponível o link da participação do município no SMART CITIES 2023 para que você possa ver ou rever esse case – Trecho da participação do município “2h45min”

“UBS Amiga da Pessoa Idosa: a experiência de Arroio do Tigre na RBC RS”Trecho do Vídeo: 2h45

O Projeto

O projeto iniciado em 2023, teve sua adesão realizada a Rede Bem Cuidar do estado do Rio Grande do Sul em 2022. Segundo as profissionais, enfermeira Daniela e Fisioterapeuta Xavéle que trouxeram o case para o palco do Smart Cities, o projeto foi pensando a partir do recorte feito pelos profissionais da ESF, devido ao grande número de idosos cadastrados no programa Estratégia Saúde da Família – ESF, de aproximadamente 20% de 2200 cadastros, o envelhecimento acelerado da população, conforme dados do IBGE que demonstram que de cada cinco pessoas 1 é idosa e a desigualdade nesse processo. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos idosos e auxiliar não só eles, como suas famílias que fazem parte do processo, surgiu o Projeto UBS Amiga da Pessoa Idosa.

Após a participação no SMART CITIES, convidamos as profissionais para contarem como está o projeto hoje e o quais os novos projetos do município dentro da proposta de inovação e espaço e gentilmente a Secretária de Saúde Diane Mergen e a Fisioterapeuta e Coordenadora da RBC, Xavéle Petermann atenderam nosso chamado e contaram mais sobre essa história, confere o vídeo e a entrevista

UBS amiga da pessoa idosa: a experiência de Arroio do Tigre na RBC RS

  • Quando se fala em saúde do Idoso, existem políticas públicas e recursos disponíveis de fácil acesso?

O envelhecimento populacional é uma conquista da população, mas ainda persistem muitas desigualdades para que esse processo aconteça com qualidade de vida. Assim, necessita-se de um olhar diferenciado com recursos financeiros para a saúde da pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde (APS), em função da complexidade do plano de cuidados e alta demanda de atendimentos.

  • Quais foram os principais desafios enfrentados durante a implementação do projeto e como foram superadas?

Os principais desafios da realização do projeto foram a grande extensão territorial da área de abrangência da ESF Unidos pela Saúde, uma ESF localizada no interior do município e questões relacionadas a acessibilidade da estrutura física da UBS. Para a estrutura física da UBS o município recebeu recurso do governo do Estado para reforma e ampliação, tendo em vista a adequação da acessibilidade.

  • Lançado em 2022, com quase dois anos de funcionamento, quais são os impactos que a Secretaria de Saúde e a Prefeitura (setores impactados) conseguiram identificar, existem dados socioeconômicos que representem o impacto da experiência?

O projeto, com incentivo financeiro do Governo do Estado, possibilitou a ampliação da equipe de saúde para além da equipe mínima da ESF e qualificação/ampliação de ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde da população idosa.

  • Para implementação do projeto foi necessário investir em recursos humanos ou recursos de custeio em grande escala, os recursos recebidos pelo projeto são suficientes para a realização das ações?

A equipe da ESF Unidos pela Saúde é composta por uma equipe mínima (médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e sete Agentes Comunitários de Saúde), equipe de saúde bucal (dentista e auxiliar de saúde bucal), equipe multiprofissional ampliada (fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista), ainda compõe a equipe recepcionista, auxiliar de limpeza e gestora do projeto da RBC no município. A equipe de saúde realiza seus atendimentos em três estruturas físicas que compõe a área de abrangência da ESF. O projeto recebe do Governo do Estado incentivo financeiro mensal para manutenção, bem como recurso para implementação, aquisição de materiais para equipe de saúde bucal e reforma/ampliação da UBS. Mas, devido à complexidade da atenção à saúde da pessoa idosa e grande demanda de atendimentos existe a necessidade de políticas públicas e recursos financeiros para qualificar ainda mais a saúde da pessoa idosa na APS.

  • Como está a situação do projeto hoje no município, existe alguma proposta complementar para o ano de 2024?

O projeto continua em andamento na ESF Unidos pela Saúde e em todas as equipes de saúde da APS do município de Arroio do Tigre – RS, tendo como objetivo a qualificação da atenção à saúde da pessoa idosa de forma integral, resolutiva e humanizada.

  • Quais lições aprendidas durante o processo implementação do projeto no município podem ser compartilhadas com outras cidades que buscam se tornar mais inteligentes?

O potencial da avaliação multidimensional em saúde da pessoa idosa compreende ser o guia para a elaboração do plano de cuidados pela equipe de forma multidisciplinar. Não basta apenas avaliar o idoso, é preciso realizar ações em saúde resolutivas e humanizadas de acordo com as necessidades em saúde da pessoa idosa. Ainda, o trabalho em equipe da ESF Unidos pela Saúde com apoio da gestão municipal foi essencial para a experiência, com a dedicação de todos os profissionais e participação da população nas ações. As reuniões da APS a nível municipal, com todos os profissionais de nível superior das equipes, é um diferencial no planejamento das ações no município.

  • Além do caso de sucesso apresentado, existem outros projetos no âmbito Smart Cities em Arroio do Tigre, quais são os planos futuros para a expansão e aprimoramento das soluções de Smart Cities em seu município?

Na Rede Bem Cuidar RS, continuamos com as atividades de atenção à saúde da pessoa idosa e, a partir de janeiro de 2024, iniciamos com ações voltadas para a qualificação do pré-natal, por meio de reuniões de equipe, capacitações dos profissionais de saúde, pré-natal do parceiro e grupos de gestantes. O foco é o fortalecimento da prevenção e promoção da saúde por todo o ciclo de vida! O município possui a experiência de realização de oficinas com mais de 215 profissionais da APS de municípios gaúchos sobre promoção da saúde da pessoa idosa, por meio de um projeto de extensão com a Universidade Federal de Santa Maria. O trabalho foi selecionado e apresentado na “Mostra Brasil, aqui tem SUS” do CONASEMS e na “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul” do COSEMS/RS. Na “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul” a experiência foi premiada em primeiro lugar, considerada modelo para outros municípios gaúchos. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) desenvolvidas no município são destaque na região, por meio de uma visão ampliada do processo de cuidado e com foco no autocuidado, contribuem para a promoção do cuidado integral e qualidade de vida da população

Conheça os Gestores e a Equipe do programa Estratégia Saúde da Família da UBS Unidos pela Saúde

Prefeito Marciano Ravanello – Vice-prefeito Vanderlei Hermes – Secretária da Saúde Diana Paula Rauber Mergen – Coordenadora da APS Elisa Saionara Etges

Equipe ESF Unidos pela Saúde: ALFREDO HENRIQUE GARBIN HAAS (Fisioterapeuta); ANGELICA CEOLIN (Agente Comunitária de Saúde); BRUNA FRANCIELI REUTER (Psicóloga); CLEUNICE FINKLER DA SILVA (Agente Comunitária de Saúde); DANIELI MUNAROTTO (Enfermeira e coordenadora da equipe); DEISE KELI PASA (Agente Comunitária de Saúde); EDSON JOAO MULLER (Agente Comunitário de Saúde); FERNANDA KONRAD (Cirurgiã-dentista); IVANETE APARECIDA LIMA (Técnica de Enfermagem); JOCELAINE APARECIDA BENDER (Técnica de Enfermagem); LUCIANA DA SILVA (Auxiliar de Limpeza); NILSON PAULI HIBNER (Agente Comunitário de Saúde); RENATO FRANCA ODRIOZOLA (Médico); SARITA MULLER (Nutricionista); SONIA MARIA WENDEL ALT (Agente Comunitária de Saúde); TAINE LUANA NAUE (Recepcionista); VALDIRENE ALVES (Auxiliar em Saúde Bucal); VERA LUCIA FIUZA DE LIMA (Agente Comunitária de Saúde); XAVELE BRAATZ PETERMANN (Fisioterapeuta e gestora RBC).

Texto, edição e entrevista: Fernanda de Freitas – Jornalista/5427/SC

Vídeo enviado: Xavéle Petermann

Fotos Smart Cities 2023: Mauro Stoffel

Local do evento:
CENTRO DE EVENTOS
Av. Padre Theobald, 1700,
Nova Petrópolis/RS
Abrir mapa
Apoio:
Promoção:
Logomarca da Amserra
Realização:
Logomarca do Instituto Paulo Ziulkoski